🔷A Campanha Novembro Azul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 2003 na Austrália, quando dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery, tomavam uma cerveja num bar em Melbourne e brincavam sobre trazer o bigode de volta já que ninguém mais usava.

 Então, inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, resolveram fazer o mesmo para o câncer de próstata. A regra: deixar crescer o bigode e cobrar 10 dólares e para cada novo bigode a fim de chamar atenção para a saúde masculina e o dinheiro arrecadado, era doado às instituições de caridade. Naquele ano 30 amigos se reuniram nessa causa.

Com o sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity , sendo Movember a junção de Moustache (bigode) com November (novembro). Na campanha é também pregado o No Shave November_ , que em tradução literal significa Novembro Sem Barbear.  Por isso, o bigode, juntamente com a cor azul ficou conhecido como símbolo da campanha. O dia 17 de novembro foi escolhido como dia mundial ao combate ao câncer de próstata.

 No Brasil, em 2008,* o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia foram os pioneiros a abordar questões relacionadas ao câncer de próstata através da campanha “Um Toque, Um Drible”. *O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico e trazer mais informação sobre a doença. Em 2012, inspirados pelo Movember, o instituto passou a promover durante todo o mês de novembro ações focadas na saúde do homem. Nascia assim o Novembro Azul.

 📊 Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos.  Aproximadamente 62% dos casos de câncer de próstata diagnosticados no mundo são feitos em homens com 65 anos ou mais.

 ⚠️ Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

– dor óssea;
– dores ao urinar;
– vontade de urinar com frequência;
– presença de sangue na urina e/ou no sêmen

 ⚠️ A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal. A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, tais como, estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida.

O câncer de próstata é mais comum com o aumento da idade, no entanto, homens de todas as idades devem ficar atentos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas!

 PREVENÇÃO E INFORMAÇÃO SÃO O MELHOR REMÉDIO!