O governador de São Paulo João Doria (PSDB) assinou o decreto que encerra a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A regra passa a valer a partir desta quinta-feira (17).

😷 O uso de máscaras seguirá obrigatório, por enquanto, apenas em locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público. A máscara torna-se opcional para os outros ambientes como escolas e comércio.

🔴 Onde a máscara segue obrigatória?

➡️ Uso obrigatório: ônibus, metrô, trens e respectivos locais de acesso (embarque e desembarque); hospitais, consultórios, unidades de saúde.

➡️Uso optativo: escolas, escritórios, academias, shoppings, lojas.

Em nota divulgada à imprensa, o governador afirmou que tomou a decisão após orientação do comitê científico.

“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria.

A nota técnica do comitê afirma que, 14 dias após o carnaval, "constatou-se manutenção do padrão de melhora progressiva dos indicadores epidemiológicos, conforme observado durante as semanas que antecederam aludido feriado, indicando que a transmissão do Sars-Cov-2 no Estado de São Paulo segue em redução progressiva."

📑 A obrigatoriedade do uso do item de proteção em locais abertos já havia sido extinta no dia 9 de março.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/03/17/sp-retira-obrigatoriedade-do-uso-de-mascaras-em-locais-fechados.ghtml

https://www.saopaulo.sp.gov.br/noticias-coronavirus/governo-de-sp-anuncia-a-flexibilizacao-das-mascaras-em-todos-os-ambientes/