É com grande pesar que comunicamos o falecimento do nosso companheiro de tantas lutas, o senhor Mario Rafael Cândia, ex-presidente da Associação dos Aposentados de Campo Limpo Paulista. Mario faleceu na manhã deste domingo (27) aos 85 anos. O velório será amanhã (28) das 7h às 10h no Cemitério Memorial da Paz (Rodovia Tancredo de Almeida Neves, Km 54,2 - Bairro do Castanho - Tijuco Preto, Jundiaí – SP).

O presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva lamenta profundamente a partida do companheiro de tantas lutas. “Um grande amigo, estivemos juntos em várias frentes de luta durante estes anos. Mario deixa um grande legado cultural, um exemplo de vida, de luta e comprometimento com os aposentados, pensionistas e idosos. Estou em oração pedindo ao nosso DEUS em Sua misericórdia infinita que brilhe para ele a luz eterna e aos familiares e amigos lhes dê conforto.”

Mario Candia se dedicou muitos anos na liderança da Associação dos Aposentados de Campo Limpo Paulista, mas além do seu trabalho em defesa dos Aposentados, Pensionistas e Idosos ele é um criador de heróis, desenhista, ilustrador e para muitos apaixonados por desenho na região, também professor.

📚 Mas o que nem todos sabem é que também se aventurou pelo mundo dos quadrinhos com a criação de dois super heróis reconhecidos recentemente na Fest Comix, a maior feira do setor e na CCXP 2019 (Comic Con Experience), a maior convenção de cultura pop, geek do mundo com seus personagens Homem Microscópico e Visg. Os personagens criados em 1968 são mais atuais que nunca e, agora, sob nova roupagem, vão ganhar uma edição especial ao lado de outros heróis criados no Brasil no Almanaque dos Super Heróis Brasileiros. Recentemente recebeu medalha de honra ao mérito da Prefeitura de Campo Limpo Paulista pela contribuição cultural, política e social para a cidade. Sua história foi publicada no Jornal Experientes da FAPESP em dezembro de 2019.

➡️ Nascido em São Paulo em 7 de setembro de 1936 é filho de Luiza Spadaro Candia (nascida na Argentina) e Joaquim Candia (italiano da Sicília). Casou-se com a pedagoga Therezinha Peruchi Candia. A filha Carla Peruchi de Candia também tem dois filhos, Pedro Antônio e Maria Manuela.

Ele frequentou o Senai na adolescência. Mas foi para o Liceu de Artes e Ofícios na escola de Belas Artes, trabalhou com HQs na editora Abril, Listel, Jornal de Jundiaí – Jotinha e até 2021 atuou como presidente da Associação dos Aposentados de Campo Limpo Paulista.

Em nome do Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva e toda Diretoria Executiva, o nosso profundo pesar e solidariedade aos familiares, amigos e aos nossos companheiros da Associação dos Aposentados de Campo Limpo Paulista. Que Deus conforte e dê forças nesse momento difícil. Nosso abraço fraterno. #LUTO