*O número de idosos a partir de 80 anos que morreram nos meses de janeiro e fevereiro no país em 2022 foi ainda mais alto do que em 2021, quando o Brasil registrou recorde de óbitos —tanto na população em geral como nesta faixa etária. Mais vulneráveis, estes idosos foram mais vítimas de doenças respiratórias, desta vez não só provocadas pelo novo coronavírus, mas também pela influenza, de acordo com especialistas.*

Segundo dados obtidos no portal da transparência do Sistema de Registro Civil, no primeiro bimestre deste ano houve 84,2 mil óbitos de idosos a partir de 80 anos por causas naturais —número 13,9% superior ao de 2021. As mortes naturais excluem os óbitos por causas externas (que são assassinatos, suicídios e acidentes).

Nos dois primeiros meses de 2022, o país enfrentou o pico da terceira onda da covid-19 pela variante ômicron e ainda encarou uma epidemia fora de época de gripe. A dupla epidemia ocorreu em um momento em que o SUS (Sistema Único de Saúde) estava com número de leitos e unidades reduzidas.

Total de mortes de idosos a partir de 80 anos no 1º bimestre:

- 2020 - 61.644

- 2021 - 73.950 (+19,9%)

-2022 - 84.251 (+13,9 e +36,7% em relação a 2020)

*Segundo especialistas, os dados indicam claramente os efeitos da dupla epidemia, ao mesmo tempo em que revela uma subnotificação do agente causador dos óbitos -em especial da covid-19.*

Para entender a contabilidade dos óbitos, é preciso entender como são feitos os atestados.

As mortes registradas por SRAG, septicemia (que é a infecção generalizada), pneumonia e insuficiência respiratória são as chamadas causas secundárias de óbitos, ou seja, ocorrem em decorrência de uma patologia principal (como covid ou influenza, por exemplo).

Na falta da confirmação do causador original da doença, os médicos atestam somente a causa secundária como responsável pelo óbito.

O epidemiologista explica ainda que alguns pacientes que deram entrada em hospitais por problemas de saúde diferentes da covid-19, como crises de hipertensão ou diabetes, faziam o teste na unidade e descobriam que tinham o coronavírus.

https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2022/03/30/dupla-epidemia-mortos-recorde-idosos-acima-de-80-anos-covid-influenza.htm