Frases exageradas, falta de informações específicas, manipulação e edição de imagens... Os criadores de fake news utilizam uma série de truques para fazer com que as pessoas acreditem nas mentiras e as compartilhem.

Segundo os especialistas, as mensagens falsas são feitas para chamar a atenção das pessoas. Por isso, é comum que elas tenham teorias da conspiração, informações bombásticas (e improváveis) e muitos emojis (carinhas e símbolos) e exclamações.

Além de apelar para exclamações e emojis, o texto usa tom de indignação e informações exageradas e mentirosas para atingir as pessoas.

Os especialistas dizem que um truque muito comum é tentar imitar o formato ou a aparência da mídia tradicional para que a mensagem falsa ganhe credibilidade. Desta forma, as pessoas podem olhar o conteúdo sem muita atenção, acreditar que saiu em um site confiável e passar adiante sem pensar duas vezes. Vídeos, fotos e áudios com algum tipo de manipulação também são muito comuns entre os conteúdos falsos que circulam na internet.

⚠️ O QUE FAZER PARA EVITAR CAIR EM FAKE NEWS?

Reler as informações: “Sempre que eu leio alguma coisa que eu sinto que fiquei muito irritado, que me deixou indignado, eu falo: ‘Opa, estão atuando em cima de mim. Vamos devagar. Vamos ler isso de novo. Será que isso é verdade? Isso que está escrito é factível? Será que, de fato, esse candidato ou essa pessoa falaria isso?'"

Checar as informações em várias fontes: "Cruzar informações, buscar a origem e ter certeza", diz Nabuco. "Faça uma leitura lateral. Abra uma aba do lado e pesquise. Será que algum jornal falou isso?", diz Yurij Castelfranchi, professor da UFMG.

Jogar um trecho da mensagem em um buscador: "Veja se aquele trecho já aparece em outras fontes. Eu sei que a maioria das pessoas que acredita em fake news não confia nos jornalistas, mas a mídia é diversa. Se ninguém fala não é porque todo mundo esconde, é porque é mentira", diz Castelfranchi.

Não compartilhar caso tenha dúvida: "Na dúvida, não passar adiante, pois você também faz parte desse processo”, diz o psicólogo Cristiano Nabuco, do Instituto de Psiquiatria da USP.

Manter-se informado: Nabuco afirma que estar por dentro dos acontecimentos também ajuda a desconfiar e a não cair em informações falsas.

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2022/03/28/fato-ou-fake-como-os-criadores-de-fake-news-tentam-enganar-voce.ghtml