A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (25) a concessão de 14º salário a aposentados e pensionistas do regime geral da Previdência Social. O texto ainda aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça.

📢 O debate foi proposto pelo deputado Delegado Antônio Furtado (União-RJ). Ele lembra que durante a pandemia de Covid-19 aposentados e pensionistas tiveram a antecipação das parcelas do 13º salário para os meses de abril e maio de 2020.

📑 Um projeto em análise na Câmara trata da concessão em dobro do abono anual, que é o 13º salário pago a segurados e dependentes da Previdência Social que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão (PL 4367/20). O texto permitia esse pagamento dobrado, excepcionalmente, nos anos de 2020 e 2021.

De autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), o projeto foi aprovado pela Comissão de Finanças no fim do ano passado e previa o pagamento do abono, até o limite de dois salários mínimos, no mês de março dos anos de 2022 e 2023.

🔷 O presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva, segue acompanhando de perto a tramitação do Projeto, atuando e pressionando os deputados para aprovação do PL.

📑 Tramitação

O projeto já foi aprovado:

Comissão de Seguridade Social e Família

Comissão De Finanças E Tributação da Câmara dos Deputados.

️ Tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Deputado federal Ricardo Silva (PSD-SP) foi designado relator e em 12 de maio foi encerrado o prazo para apresentação de emendas. Comissão irá analisar se o PL está de acordo com a Constituição.

🟡 Se analisada e aprovada, a proposta pode ir direto ao plenário do Senado, sem necessidade de passar pelo plenário da Câmara dos Deputados. Para ser aprovada, o projeto necessita do voto favorável da maioria simples dos senadores.

🟡 Após aprovação do Senado o projeto segue para a sanção ou veto presidencial.

️ ATENÇÃO! Reforçamos que não há previsão de aprovação e data de pagamento do 14º salário aos aposentados e pensionistas do INSS.

📌  ÍNTEGRA E TRAMITAÇÃO DO PL 4.367/2020

https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2261044

📆  A audiência será realizada no plenário 12, a partir das 15 horas, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo portal e-Democracia - https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2634/

https://www.camara.leg.br/noticias/878020-comissao-dos-direitos-da-pessoa-idosa-discute-pagamento-de-14o-salario-a-aposentado-e-pensionista/