Cerca de 21 mil idosos foram despejados de suas casas entre março de 2020 e maio de 2022, período desde o começo da pandemia. Os dados são do levantamento da articulação nacional Campanha Despejo Zero, que mostra que 142 mil famílias estão vivendo sob ameaça de remoção.

📊 Segundo a pesquisa, cerca de 33% das pessoas que já sofreram ou estão sendo ameaçadas de despejo são idosos e crianças. O estudo mostra que nos últimos dois anos, 95.113 idosos estão ameaçados de despejo e pelo menos 20.990 idosos foram despejados no Brasil.

A situação, segundo a pesquisa, é pior nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram desabrigadas 45 mil famílias paulistas, 29 mil famílias fluminenses e 19 mil famílias pernambucanas.

As entidades que participam da articulação nacional Campanha Despejo Zero também monitoram outros índices para entender a conjuntura da vulnerabilidade social do Brasil. Entre eles está o aumento da fome no país — cerca de 33 milhões de pessoas vivem sob insegurança alimentar, o aumento da inflação e o desemprego.

📑 Dados completos da Campanha Despejo Zero https://uploads.strikinglycdn.com/files/3f2fcb57-a3dc-4b5d-9e24-fa5063b58688/Balan%C3%A7o%20CDZ%20-%20maio%20de%202022.pdf