A Associação Regional dos Aposentados e Pensionistas de São José do Rio Preto, liderada pelo presidente Divino Ferreira, participou nesta última sexta-feira (02) do  Fórum de Políticas Públicas para Idosos organizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de São José do Rio Preto.

🔷 O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva parabeniza a iniciativa e a presença da Entidade nesse importante debate. “Precisamos estar presentes no município, seja nos Conselhos, Audiência Públicas, Sessões na Câmara, visitando gabinetes sempre cobrando dos vereadores e do executivo municipal políticas públicas a pessoa idosa. A mudança começa em nossas cidades, onde muitas vezes um projeto, um decreto tem um impacto quase que imediato na vida de milhares de idosos. Nossa luta se fortalece e nossa voz é amplificada. Parabéns ARAP, conte sempre com a FAPESP!”

O presidente da Câmara, Pedro Roberto fez o discurso de abertura do Fórum, seguido do vice-prefeito Orlando Bolçone. Também participaram do fórum os vereadores Jean Charles, Odélio Chaves e Renato Pupo. No evento, a secretária municipal da Assistência Social, Helena Marangoni, e Maria do Carmo Gardin, do Conselho Municipal do Idoso, apresentaram um panorama geral do município.

▶️ Em seguida, doutor em saúde pública pela USP, Alexandre Silva, falou sobre envelhecimento e desigualdade social, e Morris Litvak (fundador da Maturi), que participou de forma remota e discorreu sobre os desafios da carreira e da vida na maturidade.

▶️ A doutora em arquitetura e urbanismo, Delcimar Teodózio, foi responsável por abordar o tema dos processos urbanizatórios. A apresentação da arquiteta foi seguida por um painel que apresentou iniciativas de sucesso, do qual participaram Maria Elenice Vicentini (da Vigilância Sanitária), Anna Paolla (da Trilhando na Longevidade) e Amena Ferraz (da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e representante do projeto Cidade Amiga).

▶️ O painel de debate que encerrou o evento com a participação do médico Antônio Caldeira, membro do Conselho Municipal do Idoso e do senhor Divino Ferreira, presidente da ARAP que fizeram o uso da palavra para compartilhar experiências e cobrar por políticas públicas aos idosos.

📊 Rio Preto já tem, hoje, 109 mil habitantes com mais de 60 anos e há perspectivas de aumento dessa parcela da população nas próximas décadas. “ É um desafio enorme, é um repensar da cidade, é um repensar das políticas e é a sociedade olhando pra essa realidade pelos desafios e ver o que nós temos que fazer”, afirmou Caldeira.

📌 Para quem quiser assistir o Fórum, pode acessar o canal da TV Câmara no Youtube, onde o evento está disponível na íntegra. https://www.youtube.com/watch?v=p4-mmXUV0PE

FAPESP E ASSOCIAÇÕES EM MOVIMENTO!