No dia 1º de outubro comemora-se o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. Devemos nesta data homenagear com reverência todos os idosos pela trajetória de vida e a importância na construção da nossa sociedade. Apesar da homenagem, temos muita luta para que possamos ser tratados com dignidade e respeito. 

Neste dia também celebramos mais um aniversário de criação do Estatuto da Pessoa Idosa. Mais do que um conjunto de leis, o documento é um porto seguro dos direitos da Pessoa Idosa, como também é o ponto de partida para ampliação dos nossos direitos, é uma carta de princípios da nossa luta.

Devemos utilizar a visibilidade deste dia e clamar por mais respeito! Precisamos combater o preconceito com a pessoa idosa, o etarismo. A segunda edição da Pesquisa Idosos no Brasil, realizada em 2020 pelo Sesc São Paulo e pela Fundação Perseu Abramo, apontou que 81% dos idosos afirmaram que há preconceito, 18% dos idosos afirmaram terem sido discriminados ou maltratados em um serviço de saúde e 19% declararam terem sofrido algum tipo de violência física ou verbal.

Violência essa que atinge números preocupantes. Mais de 35 mil denúncias de violações contra pessoas idosas foram registradas no Brasil, até o começo de junho, pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100). Em mais de 87% das denúncias, as violações ocorreram na casa onde o idoso mora e os principais responsáveis por cometer essa violência são filhos, vizinhos e netos.

Diante desses dados temos o nosso maior instrumento de mudança: o voto. A porcentagem de eleitores brasileiros com 60 anos ou mais em 2022 é a maior já registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somando 32.891.438 milhões de eleitores (21,02%). Os idosos têm força e poder de decisão! 

Os idosos acima de 70 anos, mesmo não sendo obrigados a votar, não devem se omitir desse papel já que os eleitos governarão para TODOS. Com o envelhecimento da população é nosso dever cobrar políticas públicas dignas para atender a população idosa.

A pessoa idosa é a base da sociedade, constrói, contribui para o crescimento do país economicamente como também com a experiência e sabedoria de vida.

A FAPESP SEGUE VIGILANTE, CONSTANTE E COMPROMETIDA NA DEFESA DA DIGNIDADE DA PESSOA IDOSA. 

NÓS IDOSOS PODEMOS, SOMOS CAPAZES, EXPERIENTES E EXIGIMOS RESPEITO!

                FAPESP EM MOVIMENTO NA DEFESA DA PESSOA IDOSA!