A ADMAP, Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas, realizou na manhã desta quarta-feira (26) o lançamento da cartilha "A importância do SUS (Sistema Único de Saúde) para a classe trabalhadora". A cerimônia aconteceu no salão do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

▶️ O Presidente da ADMAP, Josias de Oliveira Melo coordenou a mesa de debates que foi composta pelo Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva, pela coordenadora do Ilaese - Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos, Érika Andreassy , pelo vice-presidente da ADMAP, Lauro da Silva, e pela  1ª secretária, Zélia Alcântara Amaro.

🔷 O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva em sua fala parabenizou a ADMAP pela iniciativa junto ao Ilaese na formulação da cartilha, “Essa cartilha mostra para a sociedade a importância da Instituição SUS para a vida dos brasileiros, principalmente para os idosos que em grande maioria não tem condições em ter um plano de saúde e é no SUS que vão encontrar o suporte necessário. O SUS sempre está de portas abertas para cuidar da nossa gente, por isso, precisamos valorizar a importância social do SUS, somos responsáveis pela mudança, pela manutenção e aprimoramento do SUS e só conseguimos isso com informação e unidade na luta. Parabéns ADMAP pela importante iniciativa junto ao Ilaese e devemos divulgar e reproduzir esta cartilha ao maior número de pessoas para dar publicidade sobre a importância do nosso SUS”

As demais lideranças que compuseram a mesa e estiveram no auditório reforçaram em suas falas a importância social do SUS e o papel da cartilha na conscientização da população.

📝 A cartilha tem 32 páginas e explica de forma didática e detalhada o funcionamento, a origem e a relevância do maior sistema público de saúde do mundo. O material é fruto de uma parceria da Admap com o Ilaese (Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos).

Recentemente, o SUS completou 32 anos (sua criação foi regulamentada na lei 8080, de 19 de setembro de 1990) e teve um papel fundamental no enfrentamento da pandemia do coronavírus e na aplicação das vacinas.

Garantido no artigo 196 da Constituição Federal, o SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas - 80% delas dependem, exclusivamente, dos serviços públicos para qualquer atendimento de saúde. Apesar disso, todos podem usar o SUS, gratuitamente, porque seus princípios são a integralidade, a igualdade e a universalidade. Dessa forma, pode-se dizer que 100% dos brasileiros utiliza, utilizou ou utilizará os serviços do sistema.

"É fundamental que a população conheça o que é o Sistema Único de Saúde, que desempenha um papel fundamental no atendimento dos brasileiros e brasileiras. Conhecer é essencial para que possamos defender o SUS e este é um dos propósitos da cartilha que estamos lançando", disse o presidente da Admap, Josias de Oliveira Melo.

📢 FAPESP E ADMAP EM MOVIMENTO NA DEFESA DO SUS!

📌 Confira o vídeo do evento na íntegra https://www.facebook.com/admapsjc/videos/1111636629718623