A abertura de um singelo colégio jesuíta marcou a fundação do povoado de São Paulo de Piratininga em 25 de janeiro de 1554. O vilarejo formado por pequenas lavouras permaneceu pobre e isolado pelos dois séculos seguintes, até ser elevado a município, em 11 de julho de 1711.

A partir daí, viveu uma expansão econômica e demográfica turbinada por ciclos do ouro, da cana-de-açúcar e do café. Na década de 50 do século passado, tornou-se a maior cidade do Brasil.

Hoje, São Paulo acumula estatísticas que nem de longe lembram aquele início acanhado. Tem a 8ª maior população e o 10º maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo. Na data em que a cidade celebra seu 469º aniversário, confira alguns dados que mostram o gigantismo da maior metrópole brasileira:

🚁 Helicópteros

A cidade tem a maior frota de aeronaves do tipo no mundo: 411. Um levantamento da Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe) mostra que a cada 45 segundos um deles pousa em um dos mais de 260 helipontos instalados na capital – mais da metade dos 427 existentes no Brasil.

🇯🇵 Japoneses

O Brasil tem a maior população japonesa fora do Japão. E a maior colônia nipônica em terras estrangeiras, formada também pelos descendentes dos primeiros imigrantes, que começaram a chegar ao país em 1908, está no bairro da Liberdade, na capital paulista. Calcula-se que o bairro abriga cerca de 400 mil dos cerca de 2 milhões que vivem no país, incluindo japoneses, seus filhos, netos e bisnetos.

🚌 Ônibus

A maior rodoviária da América Latina está instalada em São Paulo. Cerca de 90 mil usuários passam por dia pelo Terminal do Tietê, na Zona Norte da cidade. Sua linha com percurso mais longo vai até Bogotá, na Colômbia, com 14 mil quilômetros de percurso em 10 dias de viagem.

🍕 Pizzas

O Brasil produz um milhão de pizzas por dia e mais da metade dos discos, cerca de 572 mil, são distribuídos em restaurantes e residências de São Paulo. Trata-se da segunda maior quantidade do mundo, atrás apenas da cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

🏙️ Apartamentos

A cidade de São Paulo abriga regiões com alguns dos valores médios de metro quadrado mais caros do Brasil. É o caso, por exemplo, do bairro Vila Nova Conceição, na Zona Sul, cujo custo gira em torno de R$ 20.569,77. No país, só perde para o Leblon, no Rio de Janeiro, com R$ 21.612,19.