📢 PALESTRAS SOBRE SAÚDE E SOCIEDADE SÃO DESTAQUES NO SEGUNDO DIA DO XXVI CNAPI

A Delegação da FAPESP, liderada pelo Presidente Antônio Alves da Silva, esteve presente participando de todas as atividades do segundo dia do XXVI CNAPI que contou com Assembleia Geral e palestras no salão de eventos do Real Classic Hotel, em Aracaju (SE).

 O dia de atividades teve início com a Assembleia Geral para a aprovação de contas da COBAP. O coordenador do setor de contabilidade da COBAP, Cristiano Silva, apresentou os dados financeiros da entidade e a prestação de contas foi aprovada.  Os delegados também aprovaram diretrizes importantes para o movimento nacional dos aposentados e a realização do *XXVII CNAPI, em 2023, no Costão do Santinho, na cidade de Florianópolis (SC).*

Em seguida o presidente da COBAP, Warley Martins, ministrou a palestra “Ações para fortalecer as Associações e Federações, além da inclusão de novas entidades após o grave período de Covid-19”. O gerente da COBAP, Ronaldo Lima, e o assessor técnico, Luca de Oliveira, destacaram o processo de implantação do *Plano de Benefícios COBAP nas associações* e a expectativa de aproximar os associados das entidades. “Nossa intenção é mais do que oferecer novos benefícios aos associados, é, além disso, estreitar os laços entre filiados e entidades”, afirmou o gerente.

👨🏻‍⚕️ Saúde e sociedade

No período da tarde as palestras abordaram temas fundamentais para a saúde integral do ser humano, em aspectos físicos, emocionais e sociais.

O geriatra e gerontólogo, Antonio Cláudio Neves, abordou questões polêmicas e importantes sobre o uso de medicamentos, alimentos industrializados e atitudes que precipitam doenças como Alzheimer, hipertensão, câncer e diabetes. O geriatra ressaltou também a importância da atenção à saúde mental, muitas vezes negligenciada. “Meu papel é tornar acessível informações omitidas pela indústria alimentícia e de medicamentos, para que as pessoas saibam quais os efeitos das substâncias que consomem”, afirmou Neves.

O palestrante Henry Clay, ex-presidente da OAB Sergipe e ex-conselheiro da OAB Nacional, abordou sobre “A Previdência Social e as mudanças sofridas com a Reforma”. Em continuidade ao tema, o palestrante Antonio Bráulio de Carvalho, presidente da Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (ANAPAR), ministrou sobre “Previdência Complementar e Autogestão em Saúde”.

⚠️ Privatização das Estatais

A última palestra do 2º dia do XXVI CNAPI evidenciou “A importância da Petrobrás, Correios e Bancos Públicos para a economia do País”. O pesquisador do Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE), Nazareno Godeiro, narrou a história do crescimento econômico do Brasil por meio das estatais. O pesquisador frisou que os trabalhadores são os atores principais atores sociais no crescimento do país e que, com as privatizações, perdem direitos e acesso aos recursos nacionais. “A privatização é a decadência do Brasil”.

🗳️ Sorteio e encerramento

 O presidente da COBAP, Warley Martins Gonçalles, realizou, junto à Secretaria de Turismo da COBAP em parceria com a Alfa Mais Eventos, Viagens e Turismo, sorteio de duas diárias em hotel a cidade turística Caldas Novas (GO).

 🗓️ Com a programação de sábado voltada exclusivamente para delegados da COBAP, Warley Martins agradeceu imensamente a participação e o apoio de todos os congressistas e formalizou o encerramento do evento. Neste sábado (23), será realizada a Assembleia da reforma estatutária da COBAP e no período da tarde, reunião da CNAPS.

 Informações: Comunicação COBAP

 🌐 Acompanhe a cobertura completa do XXVII CNAPI nos canais oficiais da COBAP e FAPESP

 FAPESP NO XXVI CONGRESSO NACIONAL DOS APOSENTADOS, PENSIONISTAS E IDOSOS