Faça o seu PEDIDO DE MÚSICA

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando Agora:

Topo Topo

Institucional Institucional

INSTITUCIONAL

Fundada em 18 de fevereiro de 1983 a Federação das Associações e Departamentos de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado de São Paulo, FAPESP, é uma entidade não governamental que agrega Associações filiadas de aposentados e idosos em todo o estado de São Paulo.
A FAPESP está presente onde os aposentados estão, afinal só existimos graças a união das Associações e dos aposentados que acreditam em uma vida melhor hoje e para o futuro. A Federação de São Paulo é uma das Entidades mais presentes e respeitadas no movimento dos aposentados, firmando-se como a legítima defensora dos direitos de mais de 7 milhões de aposentados, pensionistas e idosos paulistas. 


A história da FAPESP se mistura com acontecimentos importantes da história brasileira destes últimos 40 anos, sempre na vanguarda em defesa dos aposentados.


Sua fundação se deu por meio de uma reunião de aposentados no Sindicato dos Têxteis. Após as primeiras discussões, foi criado o Conselho de Entidade de Aposentados do Estado de São Paulo. No VII Congresso do Movimento dos Aposentados, uma importante mudança ocorreu, transformaram o Conselho em Federação dos Aposentados do Estado de São Paulo.


A primeira grande luta da FAPESP foi na Constituição de 1988, para defender a aprovação dos artigos que eram de interesse dos aposentados, pensionistas e idosos e hoje esses artigos são a base dos nossos direitos. Depois tivemos a conquista do reajuste de 147% em nosso benefício, o reajuste de 7,72%, vitória memorável e que, sem dúvida, se deve muito ao grande número de aposentados de São Paulo, coordenados pelos Dirigentes da FAPESP.


Nos anos 2000 estivemos presentes na formulação e aprovação do Estatuto da Pessoa Idosa e o destaque da luta pela aprovação do PL 4434/08. A FAPESP esteve presente em discussões importantes sobre o fim do Fator Previdenciário, Reforma da Previdência, MP 871/19, MP 664/14 e outras mudanças do INSS. Participamos com a ANFIP - Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil e outras entidades na CPI da Previdência, participação em grandes campanhas sobre a Desvinculação de Receitas da União, alerta sobre o superávit da Previdência e a falácia do rombo previdenciário.


Seu renascimento deu-se em 10 de novembro de 2005, durante solenidade de posse da nova diretoria, realizada na Capital. O ex-deputado federal Benedito Marcílio transmitiu o cargo ao presidente aclamado, Warley Martins Gonçalles com total respaldo do vice-presidente Octaviano, do secretário-geral Antônio Alves da Silva e dos dirigentes Ribeiro, Francisco Delgado, Josias, Cícero, Lima, Baessa, Sabiá, Valdemar, Guido, Vadico, Mercedes, Osmarzinho e muitos outros.


Uma marca registrada da FAPESP são os históricos atos de rua. Durante os 40 anos aconteceram centenas de Atos que lotaram as ruas das mais diversas cidades do estado e da capital paulista e sem dúvida fizeram história e diferença na conquista dos nossos direitos. Um grito de justiça e dignidade aos aposentados que estão cravados na história.


Em 2013, 30 anos após sua fundação, a FAPESP compra e reforma sua sede própria, na administração da Diretoria, presidida por Antônio Alves da Silva, seu atual presidente. Essa reforma contou com o apoio de todas as Associações filiadas à Federação.
No mesmo ano, um projeto idealizado pela FAPESP se tornou realidade com a conquista junto ao Governo do Estado do Passe Livre para os idosos a partir de 60 anos nos transportes públicos da capital e nos ônibus intermunicipais.


Nos anos seguintes a FAPESP atuou em várias frentes de ação, como na implementação do INSS Digital nas Entidades, luta por um reajuste real dos benefícios, defesa do SUS, manutenção da Previdência Social Pública, ações contra assédio financeiro, atuação contra o corte dos benefícios das pensionistas, retorno do ministério da Previdência. Graças a atuação constante da Federação junto a COBAP derrubamos diversas maldades impostas pelo governo.


Nem mesmo a pandemia fez a FAPESP parar, realizamos lives, criação da Rádio FAPESP com 24 horas de programação com novo site, além de constantes reuniões virtuais. 


Na retomada das atividades presenciais, o Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva lançou o projeto FAPESP Itinerante visitando as Associações filiadas por todo o estado. Em paralelo a FAPESP seguiu junto a COBAP nas articulações para a derrubada da Revalidação, uma grande vitória do movimento. No final de 2022 a FAPESP conseguiu reverter junto a ALESP e Governo estadual o retorno do Passe Livre para os idosos acima de 60 anos.


Nestes 40 anos marcamos presença centenas de Audiências Públicas, reuniões com autoridades, visitas a gabinetes,  seja no âmbito municipal, estadual na ALESP, como também em Brasília junto a COBAP, promovemos ações junto ao INSS, participamos ativamente dos Conselhos da Saúde, dos Idosos, do INSS.


Não podemos nos esquecer que a FAPESP são os aposentados e devemos lembrar e homenagear todos aqueles que fizeram e sempre farão parte da construção da nossa Federação. 


A FAPESP tem o compromisso irrevogável na defesa da pessoa idosa junto a suas Associações filiadas. Seguiremos unidos buscando ampliar e preservar políticas públicas que garantam qualidade de vida aos aposentados, pensionistas e idosos, seja elas nas áreas de lazer, saúde, educação e política.


Neste momento, nossa luta imediata está no resgate da importância da Previdência Social, que completou 100 anos de história. Reafirmamos a Previdência como o nosso seguro social, garantidora da justiça social, patrimônio dos aposentados, a maior distribuidora de renda do país, movimentando R$ 800 bilhões de reais na economia para mais de 37 milhões de Aposentados, Pensionistas e Beneficiários do INSS. Também seguimos na luta pela implementação de uma política nacional de reajuste real dos benefícios, acima da inflação, do INSS para TODOS os aposentados, pensionistas e beneficiários com salário mínimo ou superior ao mínimo pelo mesmo índice de reajuste. Nossa luta por justiça e dignidade não vai parar! 


A FAPESP ao completar seus 40 anos de história reafirma e renova sua missão em manter-se sempre na VANGUARDA, VIGILANTE, CONSTANTE E COMPROMETIDA NA DEFESA DA DIGNIDADE DA PESSOA IDOSA. 


ESSA É A NOSSA MISSÃO, SEMPRE EM MOVIMENTO.


PRESIDENTES DA FAPESP NESTES 40 ANOS

ANTÔNIO ALVES DA SILVA
JOSÉ VEIGA DE OLIVEIRA
JOSÉ CARLOS DA CRUZ PRATES
ANTÔNIO ALVES DA SILVA
OCTAVIANO PEREIRA DOS SANTOS
WARLEY MARTINS GONÇALLES
BENEDITO MARCÍLIO
DIOGO BAEÇA
ANTÔNIO CARLOS DOMINGUES DA COSTA
JAIME JOSÉ CUNHA
ANTÔNIO GALDINO
OSWALDO LOURENÇO
HENOS AMORINA