O presidente da UAPE, União dos Aposentados e Pensionistas de Embu e Região, Jair Toledo, membro do Conselho Fiscal da FAPESP relatou parte da sua trajetória de luta no livro “Fé e Política”, organizado por Dalila Pedrini, Maria Isabel Lopes Corrêa e o jornalista Wagner da Silva Corrêa.

🔷 O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva recebeu com grande alegria um exemplar do livro com dedicatória e destaca a importância dessa obra. “Parabenizo meu amigo de tantas lutas, Jair Toledo pelo belíssimo relato no livro ‘Fé e Política’. Em tempos tão conturbados, trazer as memórias e os propósitos das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base, fortalecem não só a fé, mas sim, nossa democracia, a esperança, justiça social e a caridade na vida do povo. Foi muito enriquecedor saber mais da sua trajetória de luta trazendo importantes conquistas ao Jardim São Marcos como a construção do Hospital Regional do Pirajussara e do Pronto-Socorro do Vazame além das ações comunitárias. Essa trajetória de luta e comprometimento é refletida diretamente hoje na sua liderança frente a UAPE e aqui na FAPESP. Precisamos valorizar nossa história para que nossa luta fique cada vez mais forte! Conte com a FAPESP nessa caminhada!”, finalizou o presidente.

📑 A obra conta a história das lutas sociais de Embu e das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base, surgidas no esteio da Teologia da Libertação, através dos depoimentos de 28 lideranças comunitárias e os padres Jaime Crowe e Eduardo McGettrick, os missionários irlandeses que mudaram a história e muitas vidas na periferia, entre os anos 1970 e 1990.

Das organizações comunitárias nasceram as principais lutas de Embu, contra a fome, o desemprego, e por hospitais, creches, escolas, transporte público decente, e pelas eleições diretas no fim da Ditadura. 

Do livro participam com seus depoimentos dois ex-prefeitos, Nivaldo Orlandi e Geraldo Cruz, além de ex-vereadores e lideranças cristãs e comunitárias, entre as quais os três organizadores da obra. 

🧾 Paulo Vannuchi jornalista e cientista político, que foi ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos entre 2006 e 2010 e membro da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos entre 2014 e 2017, escreve no prefácio: “’Os depoimentos deste livro – pude saborear gostosamente – registram uma epopeia de dignidade. Ali as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) compuseram uma argila de solidariedade humana que planejou mobilizações, organizou as mães, exigiu creches, clamou pelo direito à terra e moradia, conquistou escolas, combateu o desemprego, melhorou os miseráveis transportes públicos, protestou por equipamentos de saúde, lutou para alterar todo o cenário. Como se tudo isso não bastasse, organizou militância política e partidária, disputando eleições com vitórias importantes.”.

📌 Para mais informações sobre o livro e como adquiri-lo acesse o link: https://linktr.ee/FeePolitica