O golpe contra aposentados do INSS tem sido cada vez mais comum, mas com algumas medidas é possível se prevenir. Entenda e conheça os golpes mais comuns contra aposentados.

📌 1. Benefício bloqueado

O aposentado recebe a ligação de um falso atendente do INSS alertando para o bloqueio iminente do benefício por desatualização de dados cadastrais. O falso atendente argumenta que para atualizar é fácil, basta que o aposentado lhe forneça informações como CPF, endereço, data de nascimento, dados bancários, número do cartão do INSS e outras informações.

Convencido de que está conversando com um servidor do INSS, o aposentado fornece as informações solicitadas. Os dados são suficientes para o criminoso cometer fraudes em nome do segurado.

📌 2. Antecipação do 13º salário e consignado sem autorização

Os criminosos, cientes deste calendário de pagamento do 13º, fazem contato com o segurado para oferecer um adiantamento dos valores mediante uma taxa. O falso atendente de uma financeira solicita dados e cópia dos documentos para autorizar a operação.

O aposentado que recebe a oferta paga a taxa e envia as informações, porém não recebe o dinheiro. E muitas vezes ainda pode ser vítima do falso empréstimo consignado. Esse é o caso quando os criminosos operam como agentes de financeiras e autorizam o crédito em nome da vítima. O dinheiro cai na conta do segurado, porém as parcelas com juros também. Para o golpista, a vantagem é ficar com as comissões que remuneram o agente de crédito e a instituição responsável por intermediar o empréstimo.

Então, se algum empréstimo surgir em seu nome, o primeiro passo é procurar a instituição que liberou o crédito para registrar o erro. Outra forma de registrar a reclamação é pelo site oficial do governo federal. No gov.br o cidadão pode fazer o pedido de exclusão do consignado.

Para comprovar que foi vítima de uma fraude, reúna documentos pessoais e também os extratos bancários que comprovem a retirada indevida do dinheiro da sua conta. De acordo com o INSS, outra dica é sempre acompanhar a situação do CPF pelo aplicativo Meu INSS. Na aba “Extrato de empréstimos” é só gerar um arquivo PDF do documento. Caso note algo estranho, o INSS tem que ser comunicado.

E lembre-se: nunca forneça dados pessoais. Seja por e-mail ou por ligação, ou qualquer outra forma de contato usada pelos golpistas. Dessa forma, caso algo esteja errado, registre também um boletim de ocorrência na polícia.

📌 3. Agendamento de perícia médica

A perícia médica deve ser feita periodicamente por segurados de benefícios por incapacidade temporária ou continuada. Os criminosos fazem contato com as vítimas para agendar a consulta. Os falsos servidores solicitam informações do beneficiado como endereço, RG, CPF, dados bancários e até senhas em algumas situações.

O INSS alerta para que o segurado não envie os dados. O Instituto apenas pede informações ou documentos pelo sistema Meu INSS. Já as convocações poderão chegar por carta, notificação do banco pagador, e-mail ou publicação no Diário Oficial da União e sempre estarão registradas no perfil do segurado no site Meu INSS com prazo e orientações para agendamento.

📌 4. Prova de vida online

Os criminosos ligam para aposentados e pensionistas alertando sobre a necessidade de realizar uma prova de vida online, uma modalidade nova em função da pandemia de Covid-19. Para a operação, o falso atendente do INSS pede para a vítima confirmar os dados pessoais e bancários.

Depois solicita o envio de uma foto atual e dos documentos digitalizados por WhatsApp. Com os dados confirmados e a foto do documento, os criminosos podem realizar fraudes financeiras.

📌 5. Atrasados a receber mediante taxa

O golpe é antigo e pode ser praticado por telefone ou por e-mail. Um falso atendente do INSS faz contato com a vítima e a informa sobre valores de benefícios atrasados que foram liberados para o segurado, com atualização e correção de juros. Surpreso e contente com o dinheiro extra que vai entrar, o aposentado informa os dados pessoais.

Na segunda etapa, é cobrada uma taxa administrativa a ser depositada pelo beneficiário para liberar o pagamento direto na conta do aposentado. Essa cobrança é feita por um falso boleto ou transferência de valores direto para uma conta.

⚠️ O INSS orienta o segurado a concentrar todas as operações de atualização no espaço MEU INSS na plataforma gov.br e jamais compartilhar login e senha. As dicas para os aposentados são as seguintes:

1 - Manter os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135;

2 - Não atender solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone;

3 - Não clicar em links enviados por SMS e desconfiar de mensagens não identificadas. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41;

4 - Acessar o MEU INSS na plataforma gov.br para confirmar o contato ou a convocação;

5 - Usar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir solicitações do INSS, seja para agendar um serviço ou para entregar algum documento.

6 - O INSS garante que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos.