É com grande pesar que comunicamos o falecimento do nosso grande companheiro de tantas lutas, um dos alicerces do movimento dos aposentados, o senhor Octaviano Pereira Santos, fundador e ex-diretor da FAPESP e também fundador e ex-presidente da UAPO, União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco.

📌 O velório e sepultamento ocorrerão no Cemitério Municipal Santo Antônio (R. Antônio Russo, 175 - Jardim Roberto, Osasco) das 14 horas às 16 horas.

🔷 O presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva, lamenta profundamente a partida do nosso companheiro Octaviano. “Perdemos um dos maiores combatentes do movimento dos aposentados. Octaviano ou Tigrão é um grande amigo, um exemplo de vida, comprometimento e força que sempre esteve nas mais diversas e duras batalhas em defesa dos Aposentados, Pensionistas e Idosos. Na FAPESP, atuou como presidente, vice-presidente e tesoureiro e sem dúvida sua experiência de vida fez engrandecer a nossa luta. Um dia extremamente triste para o movimento dos aposentados. Seu legado é gigante e eterno e sempre nos inspirará a seguir em frente e lutar pela nossa gente. A família e amigos, o meu abraço fraterno, minhas orações, e meu sentimento de pesar. Estou em oração pedindo ao nosso DEUS em Sua misericórdia infinita que brilhe para ele a luz eterna e aos familiares e amigos lhes dê conforto. Que essa dor de hoje seja uma saudade alegre de esperança. Que seu exemplo de luta sejam o nosso caminhar.”, lamentou.

O Presidente da FAPESP esteve pela última vez com o senhor Octaviano em 6 de setembro de 2022, o visitando em sua casa junto às lideranças da UAPO, como faziam de costume, para conversar, relembrar bons momentos e lembrar o quanto ele é importante para o movimento. Mesmo longe do dia a dia da Entidade, nunca parou de lutar e ensinar.

📚  Biografia

Octaviano sempre será um exemplo de vida, de luta. Desde jovem quando trabalhava na fábrica, sempre carregou o ideal da manutenção de direitos. Em plena ditadura militar nunca teve medo do enfrentamento, foi preso, organizou greves e piquetes, um líder nato. Quando os militares cercaram o sindicato sugeriram para que ele pulasse o muro dos fundos, mas como um líder saiu pela porta da frente e disse com convicção "Não fiz nada de errado para ter vergonha e me esconder".

Quando se aposentou se manteve ativo e ajudou na fundação da UAPO  e batalhou para uma sede própria. Hoje a entidade possui um amplo espaço dedicado ao aposentado e idoso e oferece uma dezenas de serviços.

Quando atuava como presidente em entrevista deixou claro seu compromisso com os aposentados e idosos. "Fico feliz de ver o quanto conquistamos e o quanto a UAPO está a serviço dos aposentados, eu faço o que posso, estou aqui para servir o próximo, fiz tudo isso aqui por amor e dedicação o que importa é o bem que faz para sociedade".

Sobre o movimento dos aposentados Octaviano sempre falou de união: "Acho que falta união entre as lideranças para que a gente cative aqueles que estão de fora, precisamos mostrar seriedade no que fazemos para ganhar confiança. Falta motivação, as vezes, talvez por falta de conquistas mas não podemos desistir. Nesse cenário de retirada de direitos precisamos nos unir o ao trabalhador porém este está cada vez com mais medo de perder o emprego diante dessas reformas, porém o medo de perder o pouco faz o trabalhador perder tudo. Precisamos lutar por justiça, lutar pela verdade.", disse.

Em 2018, Octaviano falou sobre o cenário brasileiro e destacou: "Se não batalhar perdemos tudo, porque do céu só cai a chuva ou benção de Deus. Nesse momento precisamos de união e motivação para os aposentados."

Para finalizar senhor Octaviano dá um exemplo de liderança. "Não sou nenhum herói, sempre estive/ estou ao lado da verdade e da justiça se você não lutar pela verdade e pelas coisas sérias e sem união não resolveremos os problemas que atinge a todos. A luta não pode cessar, nunca."

OCTAVIANO PEREIRA PRESENTE HOJE E SEMPRE!