O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva e o vice-presidente, Juraci Goes (Presidente da Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba - ATMAPP) participaram nesta quarta-feira (01) de reunião conjunta da Diretoria Executiva da COBAP (DIREX) com Presidentes de Federações (COREF) na semana de planejamento da COBAP na subsede da Confederação em São Paulo.

📢 Durante todo o dia foram apresentadas diversas propostas e ações, com destaque, o Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva, apresentou uma lista de bandeiras de luta nas mais diversas áreas como saúde, educação, social, econômico, jurídico, administrativo e político e estão todas elencadas no final da reportagem. O Presidente destacou o achatamento dos benefícios do INSS para quem ganha acima do salário mínimo. “A falta de um reajuste real ano após ano é uma grande injustiça social com os aposentados que trabalharam a vida inteira para garantir uma vida digna.”

Após diálogos e construções, os dirigentes definiram como pautas principais o restabelecimento da pensão integral, a criação do Banco da Seguridade Social, a retomada da votação do projeto de lei (PL) 4434/08, a suspensão do bloqueio dos benefícios nas mensalidades e o retorno do LOAS/BPC no desconto em folha.

As sugestões serão levadas ao governo pela COBAP, em reuniões agendadas no Ministério da Previdência, mas também aos gabinetes dos parlamentares por meio de comitivas dos dirigentes das federações e entidades de base.

📑 Além das propostas, os dirigentes se comprometeram a maior mobilização para o aumento da participação das mulheres no II Encontro Nacional da Mulher COBAP - ENAMUC, que será realizado dos dias 7 a 10 de março, no Thermas de Olímpia (SP), para debater a atuação das mulheres no movimento nacional dos aposentados.

📑 Nos dias 17 e 18 de maio acontecerá o Seminário dos Ferroviários, realizado pela FETAPERGS, em parceria com a Associação dos Ferroviários Sul-Riograndense e com o apoio da COBAP. O presidente da federação, Pedro Kuhn, falou sobre a programação do evento, que deve tratar sobre reajuste salarial, negociação das perdas e outros assuntos da categoria.

📑 O Presidente da COBAP. Warley Martins abriu o diálogo para o planejamento da programação de atividades do XXVII CNAPI  que será realizado dos dias 22 a 26 de outubro de 2023 em Costão do Santinho/SC, que deve ter como principais temas a Previdência Social, o Sistema Único de Saúde e a dívida pública.

🔷 O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva, apresentou as seguintes propostas:  Administração quadripartite na Previdência Social, Desvincular a receita da Previdência Social, Criar o Fundo Previdenciário, Implementar política de reajuste real dos benefícios do INSS para todos os aposentados, pensionistas e beneficiários com salário mínimo ou superior ao mínimo,  Criação de um Departamento Nacional em Defesa da Pessoa Idosa, Passe Livre do Idoso (ônibus e aéreo); Isenção no Imposto de Renda para os Aposentados;  Ampliação no número de Delegacias especializadas em crimes contra a pessoa idosa; Ampliação das Instituições de Longa Permanência para Idosos, Revisão da Vida Toda, valorização do SUS e o PL 4434.

📢 FAPESP SEMPRE EM MOVIMENTO!