O ministro da Casa Civil, Rui Costa, convocou para segunda-feira (20) uma reunião com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Previdência Social, Carlos Lupi, para decidir o futuro do crédito consignado para aposentados. Bancos suspenderam essas operações após o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) reduzir a taxa de juros máxima, de 2,14% para 1,7%.

Entre as medidas a serem discutidas na reunião de segunda, está o recuo temporário do governo na decisão do conselho, retomando a taxa de 2,14%, até que sejam feitos estudos técnicos sobre a viabilidade financeira da redução da taxa para um patamar viável.

No encontro, também deve ser anunciada a criação de um grupo de trabalho para analisar o caso. Mentor da ideia, o ministro Carlos Lupi foi criticado no Palácio do Planalto por não ter submetido a proposta à Casa Civil e ao Ministério da Fazenda, exatamente para avaliar a viabilidade técnica e financeira da medida.

Os bancos privados, ao decidirem pela suspensão dessas operações para aposentados, alegaram que uma taxa máxima de 1,7% gera, na média, prejuízo para as instituições financeiras.

Os bancos públicos Banco do Brasil e Caixa também decidiram, na quinta-feira (16), suspender novos créditos na modalidade, em que o desconto da prestação é feito diretamente na folha de pagamento.

Nesta sexta-feira (17), as instituições fizeram um adendo às decisões. Informaram que estão suspendendo os procedimentos para uma avaliação sobre os impactos da decisão do CNPS no custo dessas operações.