O Dia de Tiradentes é considerado feriado nacional em homenagem ao dia da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi enforcado, esquartejado e decapitado no dia 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, na cidade do Rio de Janeiro.

Quase cem anos depois, em 1890, logo após a Proclamação da República, foi que o dia 21 de abril passou a ser comemorado em homenagem à morte de Tiradentes. Mais tarde, em 1965, Tiradentes se tornou patrono cívico da nação brasileira, pela Lei nº 4.897.

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um importante líder da luta pela independência do Brasil. Nascido em Minas Gerais em 1746, na época do Brasil Colonial, Tiradentes se tornou um dos principais símbolos da resistência ao domínio português no país.

A participação de Tiradentes na Inconfidência Mineira foi crucial para a organização do movimento. Em 1789, ele liderou um grupo de conspiradores que planejavam uma revolta contra o domínio português em Minas Gerais, com o objetivo de proclamar a independência do Brasil. O plano incluía a criação de uma república, a implantação de um sistema de educação e a libertação dos escravos.

No entanto, a conspiração foi descoberta pelas autoridades portuguesas, e Tiradentes foi preso. Após um longo processo, ele foi condenado à morte por enforcamento, sendo executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.

Tiradentes se tornou um mártir porque, mesmo diante da morte, não delatou seus companheiros. Além disso, seu julgamento e execução foram marcados por uma série de injustiças, como a transferência do julgamento para o Rio de Janeiro, longe dos olhares da população de Minas Gerais, e a execução em praça pública, como forma de intimidar a população.

A história de luta e coragem de Tiradentes inspirou muitos brasileiros e foi importante para os movimentos que antecederam a Independência do Brasil, fazendo com que seu nome se tornasse um dos mais importantes da história nacional.

Muitas pessoas têm a dúvida se ele era realmente dentista devido ao fato de seu apelido remeter à profissão. E a verdade é que, sim, dentre as várias profissões que Tiradentes exerceu, estava a de dentista amador, por isso foi apelidado de Tiradentes.

Na época, como a grande maioria da população não tinha acesso à faculdade, muitos "aprendiam" as profissões pela prática, ensinadas por profissionais mais velhos e experientes, e assim as exerciam para a população em geral.

Desta forma, além de dentista, Tiradentes também foi tropeiro (condutor de tropas de animais transportadoras de mercadorias), minerador e mascate (mercador ambulante), não ficando muito tempo em cada uma delas.

Depois, Tiradentes se tornou militar e foi alferes (posto militar equivalente ao atual de segundo-tenente) da cavalaria de Dragões Reais de Minas, subordinada à Coroa Portuguesa.