Dia 1º de maio é o Dia do Trabalhador. Esta data deveria ser uma celebração, mas infelizmente ainda temos muito o que lutar. Com a degradação e retirada de diversos direitos fundamentais do trabalhador aliado à inflação e desemprego, faz o Aposentado ser o principal responsável pela composição da renda familiar, reafirmando a importância do nosso movimento.

🔷 O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva ressalta a relevância da data, “O 1º de maio é também uma data dos aposentados. Precisamos destacar que se nós hoje somos aposentados um dia já fomos trabalhadores, contribuímos para o crescimento do país e que o trabalhador de hoje será o aposentado de amanhã. Portanto, devemos juntos seguir reivindicando pela ampliação e manutenção dos nossos direitos conquistados com tanto suor, como a política de reajuste do salário mínimo para todos os trabalhadores e aposentados. Aposentados, Pensionistas, Idosos e Trabalhadores a nossa luta segue constante!”

📚 História

A celebração do Dia do trabalhador se iniciou no final do século XIX em movimentos trabalhistas que atuavam em Chicago, nos Estados Unidos. Durante a Revolução Industrial, a precarização do trabalho nas fábricas era gigantesca e esses movimentos reivindicavam melhorias nas condições.

Nesse período era comum que trabalhadores fossem colocados em jornadas degradantes, superiores até 12 horas por dia. Eles não possuíam direitos a descanso e a falta de segurança e salários baixos era uma característica forte.

Foi então que no dia 1º de maio de 1886, surgiram diversos protestos em Chicago, reivindicando sobretudo, a redução da jornada de trabalho para oito horas por dia. Após muita repressão e protestos que duraram até o dia 4, diversos manifestantes morreram e os líderes dos movimentos foram condenados à prisão.

O dia 1º de maio foi considerado feriado apenas em 1919,na França, após a jornada de oito horas diárias ter sido ratificada por lei. Em seguida, esse dia transformou-se em feriado também na Rússia, no ano de 1920. 

No Brasil, o 1º de Maio começou a ganhar importância no final do século XIX. As primeiras manifestações trabalhistas no Brasil surgiram em 1891. As reivindicações buscavam melhores condições trabalhistas. A data só foi oficializada em 1924, durante o governo do presidente Artur Bernardes.

📢 TRABALHADORES E APOSENTADOS SEMPRE EM MOVIMENTO!

🌐 Leia, curta e compartilhe a FAPESP nas redes sociais!