Antes mesmo do programa se chamar ‘Voa Brasil’, a FAPESP em 2022 formulou e entregou durante o período eleitoral, Carta de Propostas aos então candidatos com o objetivo de garantir compromisso em nossas bandeiras de reivindicações, entre elas, destacamos gratuidade e descontos nas passagens aéreas aos idosos.

📑 O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na época candidato, recebeu em mãos e protocolou o documento da FAPESP, durante evento em 22 de setembro com a presença de diversos representantes relacionados à pessoa idosa e na mesma oportunidade Lula se comprometeu na recriação do Ministério da Previdência, na qual já é uma realidade.

📑 Entre as bandeiras de luta apresentadas, a FAPESP sugeriu a implementação além do desconto nas viagens de ônibus interurbanos fosse também para viagens aéreas gratuitas destinadas aos idosos mais uma cota de 8 (oito) passagens com 50% (cinquenta por cento) de desconto, para aquecer o turismo nacional.

📑 O então candidato a senador Márcio França, atual Ministro de Portos e Aeroportos do Brasil também recebeu ofício da FAPESP no final de setembro na qual entre outros pontos solicitava “Descontos em Passagens Aéreas para os idosos para aquecer o turismo nacional.”

🔷 “Mais uma vez a FAPESP na vanguarda da luta, trazendo propostas que beneficiam os aposentados, pensionistas e idosos! Nossa carta de propostas com mais um item ganhando forma e realidade. Seguiremos na luta para que nossas bandeiras continuem sendo concretizadas.” reforçou o presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva.

▶️ O governo federal avalia começar o programa de passagem aérea a R$ 200 com idosos de baixa renda. A versão piloto do programa ‘Voa Brasil’ será lançada no segundo semestre deste ano segundo documento enviado pelo Ministério de Portos e Aeroportos à Câmara na semana passada.

📑 No âmbito estadual, o Deputado Estadual Luiz Claudio Marcolino protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ofício entregue pela FAPESP na plenária realizada em agosto de 2022, durante período eleitoral, com diversas pautas importantes aos aposentados, pensionistas e idosos. Além de protocolar, o deputado apresentou Projeto de Lei Complementar que disponibiliza 8 passagens com desconto de 50% no valor às pessoas idosas acima de 60 anos, no serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros de característica rodoviária convencional. Lembrando que atualmente há a gratuidade de 2 assentos por veículo garantida por lei idealizada pela FAPESP (Lei Estadual nº 15.179, de 23/10/2013).

📢 FAPESP SEMPRE EM MOVIMENTO!

📌 Requerimento de Informação - RIC 1092/2023 https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2359864