O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata que é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

Para reforçar a conscientização do homem sobre as doenças urológicas e o perigo de um diagnóstico tardio, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza a campanha #VemProUro.

▶️ Para o diagnóstico precoce da doença, a SBU recomenda que homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, procurem um urologista para avaliação individualizada. Aqueles que integram o grupo de risco são orientados a começar os exames mais cedo, a partir dos 45 anos. 

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.

O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que de 2019 a 2021 foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor.

🟦 A sua detecção é feita por meio de exame de toque retal (exame de próstata). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Os especialistas comentam que o exame é importante para detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como problemas na próstata. Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata. 

📚 A Campanha Novembro Azul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 2003 na Austrália, quando dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery, tomavam uma cerveja num bar em Melbourne e brincavam sobre trazer o bigode de volta já que ninguém mais usava.

Então, inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, resolveram fazer o mesmo para o câncer de próstata. A regra: deixar crescer o bigode e cobrar 10 dólares e para cada novo bigode a fim de chamar atenção para a saúde masculina e o dinheiro arrecadado, era doado às instituições de caridade. 

Com o sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity , sendo Movember a junção de Moustache (bigode) com November (novembro). Por isso, o bigode, juntamente com a cor azul ficou conhecido como símbolo da campanha. O dia 17 de novembro foi escolhido como dia mundial ao combate ao câncer de próstata.

No Brasil, em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia foram os pioneiros a abordar questões relacionadas ao câncer de próstata através da campanha “Um Toque, Um Drible”. 

⚠️ Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas!

📢 PREVENÇÃO E INFORMAÇÃO SÃO O MELHOR REMÉDIO! FAPESP EM MOVIMENTO!