Ministério propõe taxa em 1,77% e instituições financeiras querem 1,80%; percentual deve ser decidido no dia 4

O ministro da Previdência,  Carlos Lupi propôs uma nova redução do teto de juros do crédito consignado do INSS para 1,77% ao mês no empréstimo pessoal, hoje em 1,84% ao mês, mas as instituições financeiras são contra.

Em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social — CNPS realizada nesta segunda-feira (27), uma nova queda na taxa estava em pauta, mas os bancos propuseram 1,80% e discordaram da fórmula de cálculo que tem sido utilizada pelos técnicos da pasta. A decisão sobre os juros foi adiada e deve ficar para o dia 4 de dezembro.

Para o cartão de crédito consignado e o cartão de benefício, a Previdência propõe juros de 2,62% ao mês, hoje em 2,73% ao mês. Os bancos querem 2,67%.

A reunião desta segunda do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social), que define as taxas, tratou apenas sobre o teto de juros. Não houve outros itens na pauta.

Lupi já havia mencionado a possibilidade de redução em entrevista ao Bom dia, Ministro na última quarta (22). Ele defende queda toda vez que houver corte na Selic (taxa básica), que está em 12,25% ao ano.