O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (6), a recomendação de nova dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses. A recomendação para esses grupos é feita após a identificação de duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no Brasil - a JN.1 e a JG.3.

A primeira delas, inicialmente detectada em exames realizados no Ceará, vem ganhando proporção global, correspondendo a 3.2% das detecções no mundo. Já a sublinhagem JG.3, também verificada recentemente no estado nordestino, vem sendo monitorada pelo ministério nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás nos últimos meses. Essas subvariantes já foram encontradas em 47 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

📢 A pasta ressalta que todas as vacinas disponíveis atualmente no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes. "É importante que todos os brasileiros atualizem o esquema vacinal com as doses recomendadas para cada faixa etária", afirma o Ministério da Saúde.

Em outubro, a pasta anunciou a inclusão da vacina covid-19 pediátrica no calendário nacional de vacinação e a imunização da população de alto risco para agravamento da doença a partir de 2024. O ministério garante ter estoque suficiente para ambos os grupos no próximo ano.

https://www.gov.br/saude/pt-br