A Diretora de Comunicação da FAPESP, Fé Juncal (Secretária de Finanças da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região - AAPJR) indicada para coordenação da Secretaria da Mulher FAPESP apresentou Moção de Apoio que foi acolhida e aprovada pela Assembleia do III Encontro Nacional da Mulher COBAP – III ENAMUC, no Centro de Eventos Jatiúca, em Maceió (AL) realizado entre 7 a 10 de março. A moção será incorporada na Carta do III ENAMUC com as demais contribuições de outras Federações. Confira a íntegra do documento:

▶️ Moção de Apoio

Considerando que o envelhecimento populacional é uma realidade cada vez mais presente no Brasil, nota-se que a feminilização da velhice está presente na sociedade brasileira.

Segundo o Censo de 2022, a população idosa representa 32.113.490 milhões (15,8% da população) e 17.387.737 milhões (55,7%) são mulheres.

Os Conselhos Estaduais, Distrital e os Municipais são conselhos advindos de uma política de Estado e, portanto, devem funcionar como uma ponte entre os anseios e necessidades da população idosa do Brasil e os governos dos respectivos entes da Federação.

O envelhecimento populacional no Brasil não se trata somente de uma questão demográfica, mas também de forma acelerada de um cenário socioeconômico desfavorável, que se configura como um grande desafio para o Estado, família e cidadão.

Considerando que 33 milhões de pessoas vivem na insegurança alimentar destes, 22 milhões passam fome. Levando em conta o processo de envelhecimento que depende diretamente, desde do inicio, das condições de vida, o preconceito, racismo velado, o etarismo, sugerimos:

▶️ Criação de Creches para pessoa idosa

Criado para proporcionar atenção especial à pessoa idosa que se encontra em situação de fragilidade e fortalecer os vínculos familiares com orientações sobre os cuidados necessários para a família.

Ideia é criar um lugar onde a pessoa idosa possa se socializar e receber os cuidados necessários.

Com a finalidade de acolher, alimentar, cuidar da saúde, lazer e cultura, mantidos pelos municípios.

Além de cuidar da saúde da pessoa idosa, as creches também serão um local de encontro e entretenimento para todos que estiverem.

▶️ ILPI Instituição de Longa permanência

Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) como proposta de política pública oferecida para pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não dispõem de condições para permanecer na família.

▶️ Palestras:

A Diretora participou de todas atividades do III ENAMUC que envolveram palestras com o tema: “ O envelhecimento saudável e ativo e o protagonismo da mulher na sociedade”, Roda de Conversa: “A importância do enfrentamento à violência contra a Pessoa Idosa / A importância das mulheres nos espaços de poder”, dinâmica com o tema “Rir é o melhor plano de aposentadoria: garantia de uma longevidade feliz e saudável”, palestra “A Mulher na Previdência Social” e dinâmica com o Grupo Girassol com o teatro de humor As Noviças Rebeldes com tema “Senhora Aposentadoria: uma mulher arretada de idade avançada”

📢 MULHERES EM MOVIMENTO!

📷 Confira as fotos no site e Facebook da FAPESP

🌐  Leia, curta e compartilhe a FAPESP nas redes sociais!