As ações da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Matão e Região - AAPMR foram destaque da edição desta última sexta-feira (12/4) do Jornal A Comarca. O Presidente da Entidade, o senhor Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), diretor da FAPESP concedeu entrevista ao Jornal e destacou as ações da AAPMR, as bandeiras de luta, os serviços oferecidos e a novidade que é a contratação de médico ortopedista além da programação para o Jubileu de Prata da Entidade.

🔷 “Amigo Cidinho parabéns pela entrevista! Em meio a tantas notícias ruins para os aposentados, mostrar a seriedade e comprometimento do trabalho da Associação e da nossa luta é um alento e motivo de muito orgulho. Parabéns AAPMR pelo belíssimo trabalho realizado e conte com a FAPESP nessa caminhada!”, parabenizou o presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva.

Confira abaixo reportagem na íntegra:

📌 Associação dos Aposentados contrata médico ortopedista

Entidade começa a se programar para celebrar 25 anos de fundação

Desde o último dia 8, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Matão e Região (AAPMR) disponibiliza um médico ortopedista para seus associados. A entidade supre reivindicação ao oferecer o atendimento deste profissional, inicialmente dois dias por mês. “Se a demanda aumentar, estudaremos a possibilidade de mais atendimentos”, coloca o presidente da AAPMR, Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), entrevistado por A Comarca para informar outros assuntos – como, por exemplo, a aproximação da comemoração aos 25 anos da entidade.

Filiada à Federação das Associações e Departamentos de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado de São Paulo (Fapesp), que integra a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), a AAPMR conta com cerca de 3.900 associados contribuintes com mensalidades descontadas diretamente na aposentadoria ou pensão que recebem da Previdência Social. Há uma média de outros 650 associados que mensalmente contribuem com R$ 30,00 pagos diretamente no carnê. Segue a entrevista com Cidinho.

▶️ Além da Ortopedia, quais outros atendimentos médicos são prestados?

Na sede da nossa entidade há atendimentos nas especialidades de Geriatria, Reumatologia, Cardiologia e Clínica Geral. Outros serviços na área da saúde são o fisioterápico e a massoterapia – esta, uma vez por semana. Há convênios médicos para atendimentos em clínicas e consultórios, bem como em procedimentos e exames no Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’, outros laboratórios de análises e clínica de imagem; e ainda nos setores de odontologia, veterinária, farmácias, assim como junto a estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. No Salão de Beleza que temos em nossa sede, disponibilizamos cabelereira, manicure e pedicure de segunda a sexta-feira. Outro importante serviço prestado em nossa sede é o atendimento jurídico.

▶️ Há muitas fraudes prejudicando aposentados e pensionistas?

Infelizmente nos deparamos com uma imensa quantidade de descontos por empréstimos consignados no benefício dos aposentados e pensionistas; nesses casos, não por eles autorizados. Também há vários casos em que pessoas buscam representações do sistema bancário para empréstimos e, por não compreenderem, muitas vezes contratam crédito em forma de Cartão de Crédito (RMC e CC), mas nunca recebem fatura para pagar e ficam eternamente pagando apenas o mínimo debitado no benefício. Há também casos de fraudes praticadas por entidades que os associam sem autorização e abocanham mensalmente valores dos benefícios. Estes exemplos constituem abusos fraudulentos que têm origem em diversos municípios, a maioria dos quais longínquos, geralmente em outros estados. Nós, da AAPMR, trabalhamos de forma incansável contra estas fraudes.

 ▶️ No âmbito geral, quais as pautas atuais das organizações dos aposentados?

Garantimos conquistas importantes, como a correção anual do valor do salário mínimo acima dos índices da inflação. Porém, nosso desafio atual é pela recomposição dos valores da pensão por morte pagos pela Previdência Social. Esse ‘crime’ feito pela Reforma da Previdência em 2019 – sobretudo com as mulheres pobres – não pode continuar como está. Recompor o valor dos benefícios para quem ganha acima do salário mínimo é outra grande tarefa, assim como garantir que as políticas públicas em favor dos aposentados, pensionistas e idosos estejam efetivamente inseridas nos orçamentos dos municípios, estados, Distrito Federal, enfim, na União. Somos quase 40 milhões, mais de 20 milhões de eleitores, uma densidade populacional cada vez maior. As famílias, a sociedade, os poderes públicos, precisam ter atenção efetiva em favor da dignidade de nossa gente. Estamos desenvolvendo importantes lutas nessa direção.

▶️ A quantidade de viagens aumentou.

Realmente, houve um crescimento nas viagens que nossos associados fazem. De janeiro a novembro, realizamos pelo menos uma viagem por mês para municípios de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, sempre com condições financeiras favoráveis aos nossos associados. Em todas as viagens, uma técnica em enfermagem acompanha os nossos turistas.

▶️ Há uma obra em curso no terreno vizinho à sede da entidade.

Nossa sede está localizada na Avenida Saldanha da Gama, 783, Centro. No final de 2020, reformamos e ampliamos nosso prédio, que hoje tem quase 300 m². No terreno vizinho, ao lado de cima, estamos construindo ambientes para a parte administrativa e reuniões. No prédio atual, expandiremos os espaços para melhorar ainda mais o atendimento aos nossos associados.

▶️ Os 25 anos de fundação da AAPMR se aproximam.

O aniversário de 25 anos de fundação da nossa entidade acontecerá no dia 11 de agosto. Tenho orgulho em ser o seu quinto presidente, função que exerço desde o dia 3 de julho de 2020. Começamos a deliberar sobre possíveis atividades comemorativas ao Jubileu de Prata da AAPMR, contando com a imprescindível parceria da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, sob a liderança do nosso querido padre Flávio Gomes.

▶️ Os sorteios de prêmios e brindes continuam.

Sim, em todo mês há sorteios de quatro prêmios no valor de R$ 250,00 cada, bem como de diversos brindes para nossos associados.

▶️ Quais os horários para atendimento e quais os contatos?

Recebemos as pessoas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Nossos telefones são 3394-1344 e 99750-3302 (também WhatsApp). Estamos nas redes sociais.

Fonte: Rogério Bordignon

Confira a reportagem na íntegra em: https://www.acomarcanet.com.br/materia.php?id_materia=11240