A FAPESP realizou nesta quinta-feira (06/6) a Assembleia de Prestação de Contas referente ao exercício do ano de 2023. As contas foram apresentadas e aprovadas por unanimidade. Participaram da Assembleia representantes de Associações de todo o estado de São Paulo.

📢 O presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da união e da mobilização do movimento e destacou as últimas atividades realizadas pela FAPESP.

📢 O secretário-geral da FAPESP, Nelson Gonçalves fez a leitura do edital de convocação, em primeira e segunda chamada. Conforme edital, em segunda chamada, o presidente do Conselho Fiscal, Laércio Carolino realizou a leitura do parecer do Conselho Fiscal, favorável às contas do exercício de 2023. Após a leitura do parecer, foi dada a palavra à contadora Aparecida França que apresentou todas as contas e se colocou à disposição para maiores esclarecimentos. Sanadas as dúvidas, as contas foram colocadas em aprovação e a Assembleia, por unanimidade, aprovou as contas da FAPESP. O Presidente destacou que as contas da FAPESP estão disponíveis para consulta na Contabilidade Beltrame.

📑 Após o encerramento da Assembleia, as lideranças discutiram propostas de luta e mobilização como a política de valorização real de todas as aposentadorias do INSS, a possibilidade de uma nova reforma da Previdência ventilado por economistas e a fala da Ministra Simone Tebet sobre a desvinculação do reajuste das aposentadorias com o reajuste do salário mínimo. Foram falados assuntos como: a importância da participação do voto dos idosos nas eleições, a necessidade da renovação do quadro de lideranças e dirigentes, a realização de mais rodas de conversa para aprendizado e mobilização e as lideranças ainda trataram sobre a suspensão temporária do sistema de filiação.

📑 O Diretor da COBAP e FAPESP, Dr. Obede Muniz Teodoro (Vice-presidente da União dos Aposentados de Guarulhos) falou sobre a atuação como membro do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) a respeito das mudanças na perícia médica, queda do teto de juros do consignado e na oportunidade as lideranças falaram mais sobre o assédio dos bancos, crediários, dificuldade dos idosos no uso da tecnologia e o vazamento de dados dos aposentados.

📑 Na oportunidade, o Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva falou mais sobre a denúncia já realizada contra os bancos que descumprem o Estatuto da Pessoa Idosa, e a FAPESP pede melhor estrutura nos autoatendimentos dos bancos, com mais funcionários, filas prioritárias, bancos e banheiros disponíveis. A Diretora de Comunicação da FAPESP, Fé Juncal (Secretária de Finanças da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região - AAPJR) entre outros pontos tratados acima, pediu encaminhamento para realização de reunião com a FEBRABAN.

O presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araraquara - AAPA, Laércio Carolino (presidente do Conselho Fiscal da FAPESP) divulgou a mais nova parceria com a empresa HSAÚDE.

Foi informado mais detalhes sobre o Congresso Extraordinário de Aposentados e Pensionistas COBAP que será realizado de 27 a 31 de outubro de 2024 em Salvador, BA, no Gran Hotel Stella Maris.

O Presidente da ADMAP,  Josias Melo divulgou o 5º Congresso ADMAP que será realizado de 13 a 15 de agosto de 2024.

O Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Matão e Região - AAPMR falou entre outros assuntos acima sobre as obras de ampliação da Entidade como também a celebração dos 25 anos da Associação em agosto.

📢 FAPESP EM MOVIMENTO!