FAPESP NO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

*O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006.*

*A FAPESP ao longo dos 38 anos de história luta incansavelmente pelos Direitos dos Aposentados, Pensionistas e Idosos principalmente para manter a dignidade e integridade da pessoa idosa. O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva destaca o ponto fundamental dessa luta "É preciso que o Estatuto do Idoso seja cumprido. Os maus tratos contra idosos são uma grave violação aos direitos humanos, e no Brasil também trata-se de conduta criminosa.” Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, através de condições degradantes ou privação de alimentos ou cuidados indispensáveis, é crime.*

*O estado de São Paulo registrou aumento expressivo de violência doméstica contra idosos* no ano passado, de janeiro a agosto de 2020 o número chegou a 2.061 contra 355 registros de todo ano de 2019, segundo último levantamento divulgado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. O filtro de violência por idoso só foi implementado a partir de julho de 2019 pela Polícia Militar de São Paulo.

*A maior parte das denúncias de violência ao idoso é de agressão.* Ainda há denúncias por maus tratos, pedidos de medidas protetivas e denúncias por abandono material.

*Infelizmente, muitos casos são subnotificados.* Isso porque a maior parte dos abusos não tem visibilidade social, acontecendo especialmente no ambiente doméstico, de acordo com os especialistas ligados à causa.

E agora com a *pandemia*, com o isolamento social, o número pode estar ainda mais comprometido. Os conflitos surgem no interior das residências em função das diferenças entre as gerações, podendo ser potencializado se o agressor é usuário de drogas, por problemas relativos ao uso do espaço físico e dificuldades financeiras e de comunicação, acabando por vitimizar aqueles mais frágeis. 

Entre todos esses tipos, o que mais vem preocupando especialistas do mundo todo é o *aumento do abuso financeiro,* como furtos e a coação a dar dinheiro ou a pegar empréstimos em seu nome para filhos e netos. É preciso reforçar que quando o idoso empresta ou se endivida está deixando de comprar coisas para si, como comida e remédios.

*Por isso é importante campanhas e conscientizar a todos sobre os direitos dos idosos e, principalmente, pelo empoderamento e pela educação financeira. Os idosos devem ser respeitados e bem tratados! Em caso de, violência DISQUE 190, em caso de denúncia DISQUE 100! #JunhoVioleta RESPEITO É TUDO!*