Celebrar o Dia dos Avós significa reconhecer e valorizar a sabedoria adquirida com a experiência dos anos vividos, do companheirismo e do amor que une avós e netos. A FAPESP parabeniza todos os avós que fazem a diferença na vida de seus netos com muito amor, carinho, cuidado e dedicação.

A data de 26 de julho foi escolhida por ser dia de Santa Ana e São Joaquim, respectivamente mãe e pai de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo. A data foi instituída pelo Papa Paulo VI, no século XX.

Os avós têm um papel importante na educação dos netos, muitas vezes ficam com eles enquanto os pais trabalham, levam para a escola, vão na reunião de pais. Por isso, devemos lembrar dessa data e dar a ela a devida importância.  A convivência familiar é um direito fundamental garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Constituição Federal.Assim como as crianças têm o direito de conviver com seus pais, os avós também têm o direito de conviver com os seus netos. O bem-estar e os laços familiares devem ser preservados, oferecendo à criança o melhor ambiente para ser vivido e com amor e respeito.

📚 Em 2021, o Papa Francisco incluiu o Dia dos Avós e das Pessoas Idosas no calendário da Igreja Católica. Em 2023 o tema debatido para esta data foi “De geração em geração, a sua misericórdia” (Cf Lc 1,50).

O tema escolhido pelo Papa Francisco para a mensagem do Dia Mundial dos Avós e Idosos de 2023 tem como base o encontro de Nossa Senhora e sua prima Santa Isabel. Maria ainda jovem vai visitar a sua prima já de idade avançada que acabara de ficar grávida. 

O Papa Francisco escreve na mensagem que além de bonito e salutar a amizade entre uma pessoa mais velha e um jovem, nessa amizade pode haver uma troca de experiências, construção de laços que apesar da diferença de idade podem ter ideias em comum e um pode ajudar o outro. Segundo o Papa, os jovens precisam ouvir os mais velhos e não achar que eles estão com pensamentos “ultrapassados”.

O Papa Francisco pede ainda para todos pensarem no encontro de Maria com Isabel, fechar os olhos e imaginar o abraço fraterno entre Nossa Senhora e sua prima. E, ainda, pensar na alegria que a outra pessoa possa sentir em seu coração com a nossa visita. Podemos pensar nos idosos de nossa família, por exemplo, avós, tios e pais, como ficam alegres com um telefonema nosso ou uma visita.  

PARABÉNS A TODOS OS AVÓS! ❤️