Milhares de fiéis são esperados no Santuário Nacional de Aparecida (SP), maior templo católico do país, durante a Festa da Padroeira 2023, que vai contar com uma programação extensa, com novena, procissões, passeios ciclísticos e shows em homenagem à Nossa Senhora Aparecida.

Neste ano, a Novena e a Festa da Padroeira tem como tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”, lembrando os devotos que toda vocação vem de Deus e é também missão dada por Ele, segundo o Santuário Nacional.


➡️ Qual a programação da Festa da Padroeira na Basílica?

No dia 12 serão realizadas sete missas. As atividades religiosas terão início de madrugada e acabam só à noite. Veja a programação:

4h50 - Alvorada

5h - Missa

7h - Missa

9h - Missa Solene

12h - Toque dos Sinos

12h - Missa das Crianças

14h - Missa

15h - Consagração Solene na Basílica Histórica

16h - Missa

18h - Procissão Solene na Basílica Histórica

20h - Missa de encerramento

➡️ Como acompanhar as missas à distância?

As missas e celebrações do dia 12 de outubro serão transmitidas ao vivo nas redes sociais do Santuário Nacional, no aplicativo Aparecida e no site da Basílica e no Youtube.

➡️ Qual o horário de visitação no 12 de outubro?

No dia 12, a visita à imagem no Santuário Nacional começa às 5h e vai até às 18h. A Basílica Histórica poderá ser visitada das 6h às 19h. Já a Sala das Promessas estará aberta ao público das 5h às 18h.

➡️ Capacidade máxima

O Santuário Nacional de Aparecida poderá abrigar até cerca de 35 mil pessoas por celebração nas sete missas que serão realizadas no dia 12 de outubro. Em 2022, a Basílica de Aparecida recebeu, entre os dias 3 e 12 de outubro, mais de 300 mil visitantes.

➡️ Show com cantor Daniel

O tradicional show com o cantor Daniel, ícone da música sertaneja e devoto de Nossa Senhora Aparecida, será realizado este ano no dia 10 de outubro, terça-feira, a partir das 20h45. Será realizado um festival de shows no Santuário, com a participação do cantor Daniel e convidados. A entrada é gratuita e aberta ao público.

➡️ História

A história da padroeira do Brasil começa na segunda quinzena de outubro de 1717, época em que a cidade de Aparecida fazia parte de Guaratinguetá. O povo da cidade planejava uma festa em homenagem a Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar, que estava de passagem pela região a caminho de Vila Rica - atual cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Por conta da festa, diversos pescadores foram ao rio Paraíba do Sul procurar peixes para serem oferecidos ao nobre. Foi o caso de João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, todos devotos da Virgem Maria. Sem apanhar nada e quase desistindo da pesca, eles lançaram a rede e, ao puxarem, descobriram o corpo de uma imagem sacra, sem cabeça. Lançaram a rede novamente e, desta vez, pescaram a cabeça da santa. Segundo os relatos, a estátua teria ficado tão pesada que os pescadores não conseguiram movê-la no barco. E, desde que a imagem foi para o barco, eles pescaram inúmeros peixes, algo que foi considerado milagroso.

Nossa Senhora de Aparecida foi definida como Padroeira do Brasil em 1930, pelo Papa Pio XI. Em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o dia 12 de outubro dedicado a Nossa Senhora de Aparecida por três fatores:

➡️ Aparição da imagem em outubro de 1717 no rio Paraíba do Sul;

➡️ Pela associação com a chegada dos espanhóis ao continente americano, em 12 de outubro de 1492;

➡️ Por ser Dia das Crianças (criado por um decreto sancionado em 1924, durante o governo de Artur Bernardes.)

O feriado nacional, no entanto, veio com a visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, em 30 de junho de 1980. Na época, o então presidente, general João Batista Figueiredo, sancionou a lei que declarava a data como feriado nacional.

Já a Nova Basílica de Aparecida foi declarada oficialmente como Santuário Nacional de Aparecida em 1984 pela CNBB.