Ainda que não seja feriado em todo o território nacional, o Dia da Consciência Negra é uma data bastante representativa em um país onde 56% da população se autodeclara preta ou parda, conhecer a história e reconhecer a herança negra se faz necessário.  O dia 20 de novembro é marcado pelo dia de Zumbi dos Palmares, um dos grandes nomes da resistência negra que foi morto nesta mesma data em 1695. 

O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para refletir sobre questões como o racismo, a discriminação racial e as desigualdades que afetam a população negra brasileira e mundial. Além disso, é mais um convite para que a sociedade reconheça, valorize e preserve a contribuição cultural, social, econômica e política negra. 

✊🏾 O combate à discriminação deve ocupar todos os ambientes da sociedade na luta antirracista como o racismo estrutural que todos nós temos que combater diariamente.

📑 Em 2011 foi sancionada a Lei nº 12.519 que estabeleceu o dia 20 de novembro como a data oficial do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Em 2023, seis estados brasileiros decretaram a data como feriado estadual, são eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

No  Estado de São Paulo, a data passa a ser feriado estadual pela primeira vez neste ano de 2023, após a Lei nº 17.746  ser sancionada, indo de encontro a orientação dada pelo Governo Federal para que cada estado e/ou cidade brasileira decidam optar ou não pelo reconhecimento da data.

📢 “Numa sociedade racista, não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”. A célebre frase da filósofa, escritora e professora Angela Davis ressalta a importância de ser um aliado na luta contra o racismo.