união faz a diferença! A FAPESP marcou presença neste domingo (28)  na 35º Romaria Nacional dos Aposentados 2024 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O evento tradicionalmente foi organizado pela COBAP e  Federações de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo com a presença de caravanas de todas as Federações do Brasil. Mais de 4 mil aposentados lotaram a Basílica com outros fiéis da Mãe Aparecida e todos em uma só voz rezaram, agradeceram por mais um ano que se inicia, clamaram por união, mais dignidade e justiça social aos aposentados.

Primeiramente aconteceu a *Santa Missa dedicada aos Aposentados celebrada pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes,* que reforçou a importância da luta pela manutenção dos direitos dos aposentados e em especial, da importância da união. 

Seguindo a tradição, ao final da missa, foi lida a *Carta de Aparecida*, este ano lida pelo Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva representando todos os aposentados do Brasil, amplificando nossa voz pedindo dignidade, justiça e mudança na vida dos aposentados. (A Carta na íntegra disponível no site da FAPESP) A missa foi transmitida ao vivo pelos canais TV Aparecida e Cultura e pela rádio Aparecida e FAPESP.

Após a Santa Missa, os aposentados de todo o Brasil se reuniram para a grande Plenária Nacional no Auditório Padre Noé Sotillo (subsolo do Santuário). Neste encontro os Presidentes das Associações, Federações, COBAP e lideranças de diversos estados tiveram a oportunidade de discursar, trocar experiências, debater, apresentar propostas, organizar a agenda de luta e reforçar a união no movimento, principalmente os pontos tratados na Carta como política de reajuste real para todos os aposentados e o retorno do pagamento integral para os pensionistas do INSS.

🔷 O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva na oportunidade cumprimentou a todos na plenária e alertou sobre o achatamento dos benefícios ano após ano, destacou a importância da união e comprometimento no movimento e manutenção da Previdência Social que completou 101 anos. Representando as Associações de São Paulo,* o presidente da Associação dos Aposentados  Químicos do ABC, Milton Nunes de Brito, Tijolinho, (Diretor da FAPESP) e o presidente da ADMAP, Josias Melo ( Diretor da COBAP e FAPESP) fizeram o uso da palavra para destacar pautas do movimento em especial reforçar a unidade na luta. 

🔷 A mesa solene foi coordenada pelo presidente da COBAP, Warley Martins Gonçalles, com a presença do Deputado Federal Vicentinho (coordenador do sudeste da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados), superintendente do INSS Regional São Paulo, Vanderlei Barbosa, o ex-ministro do Trabalho e Previdência e ex-presidente do INSS, José Carlos Oliveira e o Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva, comissão organizadora, presidentes e representantes de Federação de todo Brasil, Diretoria da COBAP. 

Além das propostas apresentadas pelas bases, os participantes da Plenária prestigiaram a apresentação do Coral da Associação de Juiz de Fora (MG). Ao final do encontro foram sorteados diversos prêmios entre imagens de Nossa Senhora e eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

📢 Este dia de celebração e luta teve participação de Associações de diversos municípios brasileiros, todas as Federações com presidentes e seus dirigentes, Diretoria da COBAP e principalmente as Caravanas das Associações filiadas à FAPESP, entidades de todo o estado participaram ativamente desse ato como São José dos Campos, ADMAP, Matão, Catanduva Alimentação, Catanduva, Araraquara, Taquaritinga, Piracicaba Eclética e Metalúrgicos, Rio Claro, Químicos do ABC, Santo André/Grande ABC, Jundiaí, Campo Limpo Paulista, STU Campinas, Campinas, UAPO, Osasco, Guarulhos, São José do Rio Preto, Sorocaba, União dos Transportes, Sindapfer, e outras entidades. 

Agradecemos a participação e empenho de todos que mobilizaram suas bases, saíram cedo de casa em prol de um bem maior que é a luta dos aposentados.

📢 APOSENTADOS UNIDOS EM MOVIMENTO!

Confira a galeria completa de fotos do evento no Facebook e site da FAPESP.