Atuação gerou economia de R$ 633,2 milhões

A Força-Tarefa Previdenciária, composta pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, realizou em 2023, 115 ações conjuntas. É a maior quantidade desde a sua criação. Foram 56 operações especiais e 59 ações de prisão em flagrante. No mesmo ano, também houve o maior número total de prisões em flagrante: 91. Segundo dados da Coordenação de Inteligência da Previdência Social (COINP), nas operações deflagradas, foram cumpridos 464 mandados judiciais - sendo 110 mandados de prisão (2 servidores públicos) e 354 de busca e apreensão (9 dirigidos a servidores públicos).

As ações da Força-Tarefa Previdenciária permitiram uma projeção de economia de aproximadamente R$ 633,2 milhões aos cofres públicos naquele ano. O valor considera os pagamentos futuros a supostos beneficiários que não serão realizados por causa da desarticulação dos esquemas criminosos.

Em 2023, ressaltam-se as ações com foco no combate aos crimes cibernéticos, principalmente os que envolvem a detecção de dispositivos eletrônicos clandestinos (“chupa-cabra”) na rede interna do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foram 11 operações com foco nesse modo de atuação, com destaque à Operação Upgrade, da Força-Tarefa Previdenciária do estado do Piauí, deflagrada em 6 de julho de 2023, em que foram cumpridos 46 mandados judiciais, 22 mandados de prisão temporária e 24 de busca e apreensão.

💬 A coordenadora de Inteligência da Previdência Social, Thaís Regina de Santana, explica que esse é um trabalho investigativo de alta complexidade, que exige constante atualização e inovação, para acompanhar os desafios advindos das novas tecnologias e combater os ataques frequentes ao patrimônio previdenciário. “Os esforços de nossos servidores, colaboradores e parceiros legitimam o compromisso com essa atividade. Com muita persistência, insistência e resiliência, fechamos 2023 com sentimento de gratidão, principalmente porque a Inteligência da Previdência Social completou 25 anos de existência”, disse.

💬 Para o ano corrente, a coordenadora garante manter o ritmo dos trabalhos, investindo em capacitação e no desenvolvimento de novas ferramentas de análise, como forma de identificar de forma mais rápida e efetiva as fraudes contra a Previdência: “Esperamos que seja mais um ano de muito trabalho e forte atuação da Força-Tarefa no combate às fraudes previdenciárias”.

📌 Confira as informações completas das operações da Força-Tarefa Previdenciárias em 2023 https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/forca-tarefa