A expectativa é que os valores sejam pagos em abril e maio.

O governo pretende antecipar o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS. Segundo apuração publicada nesta quarta-feira (06) pelo Jornal O Globo, técnicos do governo afirmaram que a minuta do decreto com a antecipação já foi encaminhada ao Palácio do Planalto, mas ainda falta o aval do Tesouro Nacional. A expectativa é que as parcelas sejam pagas em abril e maio, seguindo o calendário de pagamentos da Previdência Social.

Cerca de 33 milhões de beneficiários devem receber o abono e a medida injetará na economia no primeiro semestre em torno de R$ 66 bilhões.

🔷 “A FAPESP acompanha de perto o assunto e segue cobrando o Ministério da Previdência e INSS para definição o quanto antes dos meses que serão pagos o décimo terceiro. Os aposentados e pensionistas merecem respeito e transparência para melhor organização financeira.”, destacou o Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva.

Antes da pandemia da covid-19 em 2020, as duas parcelas do décimo terceiro eram pagas nos meses de agosto e novembro. Em 2020 a antecipação do abono foi realizada em abril e maio. Em 2021, o pagamento ocorreu nos meses de maio e junho. Já em 2022 o benefício foi pago no mês de abril e maio e em 2023 o depósito foi realizado em maio e junho. 

A primeira parcela representa 50% do valor integral do benefício, sem descontos, enquanto a segunda parcela corresponde aos demais 50%, mas, dessa vez, incluindo descontos como o Imposto de Renda (IR). A ordem de pagamentos é a mesma do calendário do INSS, levando em conta o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.

📢 APOSENTADOS EM MOVIMENTO!

🌐 Leia, curta e compartilhe a FAPESP nas redes sociais!

https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/03/05/para-estimular-economia-governo-deve-antecipar-pagamento-de-13o-do-inss.ghtml