A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6178/23, que cria no SUS o programa Exames da Melhor Idade, com o objetivo de prevenir e diagnosticar doenças e problemas de saúde em pessoas idosas. O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

📑 O projeto, que altera o Estatuto da Pessoa Idosa, determina um programa de exames regulares em idosos a fim de permitir a detecção precoce de doenças e condições de saúde, de modo a permitir intervenções preventivas eficazes, tratamento adequado e gestão de condições crônicas, reduzindo o impacto negativo na saúde dos idosos.

Desta forma, profissionais de saúde podem oferecer aconselhamento sobre hábitos saudáveis, monitorar a adesão aos medicamentos e tratamentos, atividade física, status vacinal, nutrição e outros comportamentos que contribuem para um envelhecimento saudável. O programa inclui além dos aspectos físicos, questões psicossociais, incluindo a avaliação cognitiva e de transtornos mentais mais frequentes nesta população, como por exemplo a depressão, e encaminhamento para serviços de apoio social,

💬 “A proposta do programa Exames da Melhor Idade está alinhada com os princípios do SUS e representa um avanço no cuidado com a saúde da população idosa, possibilitando a detecção precoce de doenças e condições de saúde, o que favorece intervenções preventivas eficazes”, avaliou Castro Neto.

💬 “Além disso, ao aumentar o contato dos idosos com os serviços de atenção primária, o programa contribui para a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida dessa parcela da população.”

A proposta, do deputado Marx Beltrão (PP-AL), foi aprovada por recomendação do relator, deputado Castro Neto (PSD-PI).

Fonte: Agência Câmara de Notícias

📌 PL 6178/2023- https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2416331