É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do senhor Benedito Marcílio Alves da Silva, aos 87 anos, do ex-deputado federal e ex-presidente da COBAP, FAPESP e da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS. Ainda aguardamos informações da família sobre data, hora e local do velório e sepultamento.

🔷 "Perdemos um líder histórico, que deixou como legado o Dia Nacional dos Aposentados, um dia marcado por luta e mobilização. Sua história permanece viva em nossas ações." — lamenta Antônio Alves da Silva, presidente da FAPESP.

Operário metalúrgico do ABC Paulista teve atuação destacada no movimento sindical brasileiro nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá por 13 anos (1967–1979) e participou da reestruturação sindical durante e após o regime militar. Liderou greves importantes no período de redemocratização do Brasil. 

Em 1978, foi eleito deputado federal e na Câmara, criou o Dia Nacional dos Aposentados, 24 de janeiro, instituído pela Lei 6.926 de 1981. Enquanto a FAPESP estava sob intervenção, foi um dos responsáveis pela Comissão dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado de São Paulo - CEAPIESP - para manter vivo o Movimento dos Aposentados no Estado de São Paulo. 

🔷 Em nome do presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva e de toda a Diretoria Executiva, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de caminhada neste momento de profunda dor. Que Deus, em Sua infinita bondade, traga conforto e serenidade aos corações enlutados, renovando a esperança diante da ausência. Que Sua luz perpétua ilumine o caminho de todos que sentem essa perda e fortaleça a união e a memória daqueles que partem deixando marcas de luta e dedicação. Nosso abraço fraterno.